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Com a chegada da Era Digital, muitas empresas começaram a entender a importância de investir em estratégias bem definidas de Marketing Digital, a fim de construir seu posicionamento no meio digital e não perder espaço no Mercado, especialmente em tempos de pandemia.

Um método muito utilizado para captação e conversão de leads qualificados é o E-mail Marketing, que nada mais é do que uma comunicação entre empresa e seus consumidores ou clientes em potencial, via e-mail. Esse disparo de e-mails personalizados em massa é feito para uma lista segmentada, em conjunto com ferramentas de automação.

Essa estratégia é perfeitamente aplicável também para o setor Imobiliário. Confira as nossas dicas e monte um fluxo de E-mail Marketing de alta conversão, capaz de encantar seus clientes!

Dica 1: “Construa” o seu público

Antes de pensar em montar qualquer tipo de conteúdo, é preciso conhecer o público que você quer atingir e começar a construir a sua própria lista de mailing. Uma dica importante: Evite comprar listas de e-mail de terceiros. Apesar de ser algo aparentemente mais fácil, a grande quantidade não significa que a sua taxa de conversão será alta. Além disso, você pode ter problemas judiciais por conta da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ao falar de compra ou aluguel de imóveis, essa segmentação do mailing deve ser levada ainda mais a sério, pois dificilmente uma pessoa que não está interessada em adquirir um imóvel irá abrir o seu e-mail, e muito menos será impactado com o conteúdo.

Para conseguir construir o seu próprio mailing, sua empresa pode disponibilizar no site um cadastro de newsletter, ou conteúdos gratuitos para baixar, como e-books. Para acessar, o usuário deverá preencher o formulário e aceitar o Termo de Uso da sua empresa (seguindo a LGPD), que autoriza a empresa a utilizar posteriormente os dados enviados.

Essas informações de cadastro também irão ajudar na segmentação e criação de conteúdo destinado para cada público. Por exemplo: Não adianta enviar um conteúdo relacionado à um imóvel pequeno de 1 quarto, para um cliente que possui uma família grande ou de outra cidade. Dessa forma, você consegue criar listas específicas de mailing por público.

Dica 2: Crie conteúdo relevante

O e-mail Marketing é um método de comunicação que, se usado de forma correta, pode apresentar altas taxas de conversão. Para isso, é preciso pensar em conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público, e não simplesmente usar a ferramenta para divulgar um lançamento importante ou uma oferta. Afinal, quantos e-mails recebemos por dia que vão parar direto na lixeira ou nem sequer abrimos?

Com o crescimento do Mercado Imobiliário, é importante se destacar e construir uma imagem de autoridade no meio digital. Comece a entender que vender um imóvel não se trata somente de uma transação de negócios. Hoje, os consumidores buscam um relacionamento mais estreito e pessoal com as empresas, e aqueles que conseguem entender que isso envolve um sonho de uma vida e muitas vezes um investimento de economias de anos, com certeza sairão na frente.

A dica para formular bons conteúdos é: Pesquise sobre assuntos que façam parte do universo imobiliário, dê dicas sobre como escolher o melhor imóvel, tutoriais de decoração, como utilizar melhor cada cômodo, dados de pesquisas recentes, e por aí vai. Para se ter um bom fluxo de e-mail Marketing, o ideal é reservar 70% do conteúdo para agregar valor, e os outros 30% para divulgar ofertas e lançamentos.

Dica 3: Capriche no assunto do e-mail

Recebemos tantos e-mails diariamente que muitos deles nem abrimos e já enviamos para a lixeira. À primeira vista, o que irá capturar a atenção do seu leitor é o assunto. Aqui é o momento de ser criativo e criar uma frase que seja atrativa e de impacto, que tenha conexão com o conteúdo e que desperte a curiosidade para abrir o e-mail.

O ideal é que o assunto seja uma frase curta de, no máximo, 50 caracteres. Para montar uma frase que instigue seus leitores a consumir o seu conteúdo, a dica mais importante é personalizar! Essa personalização envolve 4 fatores: Interesse, relevância, reputação e emoções positivas.

Por exemplo: Se o seu público-alvo são pessoas entre 30 e 50 anos, que possuem filhos pequenos e estão procurando uma nova casa, você pode explorar esse laço afetivo na hora de divulgar os seus imóveis, com frases como: “Sua família merece todo esse conforto”, “O imóvel que a sua família sonhou está aqui”.

Dica 4: Seja breve e objetivo

O e-mail Marketing não deve conter textos longos, pois ao abrir um e-mail, o consumidor geralmente lerá somente o que está no seu campo de visão, e quanto mais ele tiver que “rolar” a tela, menos interessado ele ficará.

Organize bem o seu conteúdo em ordem cronológica, destacando no primeiro momento sobre o que se trata o e-mail, depois desenvolvendo o conteúdo e explicando mais detalhes sobre o assunto escolhido e por fim, insira uma chamada para ação (pode ser um link para o site, número do whatsapp, um conteúdo no site da Imobiliária, etc), que esteja em um local acessível na leitura.

Com relação à forma de escrever, procure utilizar uma linguagem parecida com a do seu público. Seja pessoal e amigável, como se o e-mail fosse um bate-papo entre o corretor e o cliente. Uma linguagem mais descontraída prende mais a atenção de quem está lendo.

Dica 5: Escolha um visual que chame a atenção

Nesta etapa, você já conseguiu despertar o interesse do lead para consumir o seu conteúdo. Agora, ele precisa ser impactado com o visual do seu e-mail. Para isso, é essencial que você ofereça uma boa experiência visual para evitar que o leitor solicite a sua exclusão no cadastro do mailing.

Aqui você pode utilizar todas as ferramentas que a sua empresa tiver: Vídeos e tour dos imóveis, imagens do decorado, banners personalizados, e muitos outros. Só cuidado para não exagerar: Lembre-se de que tudo precisa passar credibilidade para que o consumidor queira investir no seu imóvel. Se for utilizar imagens ou banners, certifique-se de que todos sejam responsivos, e que a visualização seja a melhor possível tanto no desktop, mas especialmente no mobile.

Na hora de montar o visual do seu e-mail, leve em consideração a identidade visual da sua empresa, o esquema de cores mais utilizado, e em como você irá organizar os blocos de conteúdo e anexos, caso tenha. É importante que o leitor consiga associar o conteúdo que está lendo à sua empresa.

Dica 6: Revise sempre!

Parece besteira, mas na correria do dia a dia, muita coisa pode acabar passando despercebido, e isso pode prejudicar a imagem da sua empresa. Portanto, antes de disparar qualquer tipo de comunicação, revise todo o seu conteúdo.

Confira se a grafia está correta, se as imagens, vídeos e anexos abrem corretamente, se os links não estão “quebrados” etc. Por fim, envie primeiro um e-mail teste para você mesmo ou algum colega, a fim de identificar possíveis erros no layout e verificar se o e-mail está responsivo. Só então dispare o conteúdo para a sua lista de contatos.

Dia 7: Analise as métricas

Após realizar qualquer disparo de e-mail Marketing, é imprescindível fazer uma análise do resultado com base nas métricas. Hoje em dia as ferramentas de automação de disparo de e-mail oferecem esse monitoramento dos e-mails enviados, onde é possível consultar a quantidade de e-mails que foram abertos, quais leads interagiram, a taxa de bounce e-mail (quando ele não é entregue), entre outras métricas.

Dessa forma, você saberá quais tipos de conteúdo agradam mais o seu público e quais leads fecharam uma compra por influência do seu e-mail Marketing. Outra forma de analisar o desempenho da sua estratégia é pedir um feedback aos seus clientes, a fim de saber o que eles estão achando do seu conteúdo e quais informações eles gostariam de receber com mais frequência. Ao fazer isso, você consegue estreitar o relacionamento com o consumidor e definir o melhor caminho de Marketing a seguir.

Gostou das dicas? Essa é somente uma de inúmeras estratégias de Marketing que podem ser aplicadas no seu negócio imobiliário para gerar mais valor, alavancar vendas e construir autoridade.

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